A Lei 9.503/97 – Código de Trânsito Brasileiro e a Filosofia Visão Zero - 9º Congresso Brasileiro de Trânsito e Vida e 5º Internacional

A Lei 9.503/97 – Código de Trânsito Brasileiro e a Filosofia Visão Zero

A educação para o trânsito é um dos componentes do trinômio do trânsito, desde quando entrou em vigor a Lei n. 9.503/97 – em 22 de janeiro de 1998 – Código de Trânsito Brasileiro. Segundo Ten. Cel da Polícia Militar de Pernambuco Israel de Moura é necessário produzir uma obra de fácil compreensão para população brasileira em relação à educação no trânsito. Durante anos compilei questionamentos de alunos e amigos, bem como absorvi experiências sobre o tema trânsito, viajando para vários países da Europa e, por fim, a França, onde teve a oportunidade de estudar o acidente da princesa Diana, afima.

Durante o 9º Congresso Brasileiro e o 5º Internacional de Trânsito e Vida o Tenente Israel  detalhou a Lei n.º 9.503/97 que trouxe um capítulo exclusivo sobre Educação para o Trânsito, o que foi um grande avanço com relação ao CNT – Código Nacional de Trânsito. Contudo, o Conselho Nacional de Educação, através do parecer 22/2004, não oficializou a Educação para o trânsito como disciplina específica na grade curricular das escolas do nosso país.  Uma situação que vai de encontro ao que pregamos, tomando por base outros países onde isso já existe. Na França desde 1957 e nos Estado Unidos desde 1979, disciplina específica de Educação para o Trânsito, nas Escolas.

Local do evento

São Salvador Hotéis e Convenções R. Dr. José Peroba, 244 - Stiep Salvador - BA 41770-235

Realização

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Facebook