Década para um Trânsito mais Seguro: Anualmente ocorrem cerca de 35 mil mortes causadas por acidentes de trânsito no Brasil, afirma especialista. - 9º Congresso Brasileiro de Trânsito e Vida e 5º Internacional

Década para um Trânsito mais Seguro: Anualmente ocorrem cerca de 35 mil mortes causadas por acidentes de trânsito no Brasil, afirma especialista.

O Ortopedista e Presidente Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) Dr. Marcos Musafir, ministrou palestra sobre “Década para um trânsito seguro” durante o  9º Congresso Brasileiro e o 5º Internacional de Trânsito e Vida em Salvador. A principal preocupação apontada por Musafir é a incapacidade da pessoa envolvida no acidente de trânsito de voltar à vida produtiva. Segundo ele no mundo, são 1,3 milhão de mortos e 40 milhões de feridos devido ao trânsito a cada ano. Ao contrário do que muitos acreditam metade dos mortos nesses acidentes não estão sequer nos veículos, mas são pedestres, afirma Musafir.

A principal preocupação da SBOT (da qual participam 10 mil ortopedistas) é a incapacitação da pessoa envolvida no acidente. Médicos que acompanham o dia a dia de hospitais veem o sofrimento das famílias quando o provedor fica sem poder trabalhar e sem conseguir trazer dinheiro pra casa. Existem também casos em que a pessoa precisa ficar meses em programas de reabilitação de custos altos para o próprio paciente e para o governo.

O acordo entre a ONU e a sociedade busca melhorar três aspectos do trânsito. A educação (mais de 80% dos pedestres não usam a faixa para atravessar a rua, apesar de reconhecê-las), a engenharia de tráfego (projetos de rodovias, avenidas e ruas), e a fiscalização e punição de infratores.

Local do evento

São Salvador Hotéis e Convenções R. Dr. José Peroba, 244 - Stiep Salvador - BA 41770-235

Realização

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Facebook