Uma das preocupações da Comissão Científica é a elaboração das recomendações que surgem nos Congressos Brasileiros e Internacional de Trânsito e Vida, denominadas de "Carta Trânsito e Vida", pois essas cartas são encaminhadas aos poderes públicos com intuído de analisar e corroborar as deliberações dos especialistas de Trânsito que atuam nos Congressos.

Para a elaboração da Carta de Salvador Trânsito e Vida 2015 a Comissão Científica já tem a sua equipe formada, denominada de relatores, que atuará durante as palestras, colhendo todas as informações para o preparo da carta.

Os congressistas poderão dar sua contribuição, por escrito, diretamente às recepcionistas do evento.

COMISSÃO DA CARTA DE SALVADOR – TRÂNSITO E VIDA 2015

Presidente

ANA MARIA SILVA DE JESUS – Juíza de Direito da 22º Vara do Sistema dos Juizados Especiais – Tribunal de Justiça do Estado da Bahia TJB - Juizado Especial de Trânsito.

Membros

LUIS CARLOS PAULINO Subtenente da Polícia Militar do Ceará, bacharel em Direito, pós-graduando em Gestão e Direito de Trânsito, membro da Associação Brasileira de Profissionais do Trânsito (ABPTRAN) e autor do livro Trânsito no Brasil: desafios à efetivação do direito de ir e vir e permanecer vivo, e Consultor da FENASDETRAN.

PAULO ANDRÉ DA SILVA CIRINO - Advogado; Pós Graduado em direito Judiciário; Assessor do DETRAN/ES; Presidente da Primeira Comissão Julgadora da Defesa Prévia de penalidades sobre a Habilitação do DETRAN/ES; e da Segunda Comissão Julgadora de defesa Prévia e de penalidade de Advertência por Escrito. Coordenador da Comissão Especial para Análise e parecer técnico de processos administrativos e Consultor da FENASDETRAN

MARCOS JARDIM – Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia, Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia – UFBA até a presente data; Professor Substituto do Curso Superior de Tecnólogo de Transporte Terrestre e Consultor FENASDETRAN.

GLAUKIA SUIANE GOMES BEZERRA - Graduada em engenharia de materiais-UFPB, Coordenadora do setor de acidente de trânsito (COAT) do departamento estadual de Sergipe e curso atualização da língua portuguesa – escola de administração pública e gestão governamental de Sergipe qualificações e Consultora da FENASDETRAN.

ANDRE MARCELO KOECHE – Advogado, Pós-graduando em direito de trânsito, Especialista em Gestão e Direito de Trânsito, membro integrante da Comissão de Estudos de Direito de Trânsito – IARGS – Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul; Perito em Acidente de Trânsito – Curso Lato Sensu, Colunista da POATV, canal 6, da NET – Programa Informe Jurídico – Assunto Trânsito e Lei, Prêmio CLAVE DE SOL e Consultor da FENASDETRAN.

JORGE GERALDO DE JESUS ROSÁRIO – Mestrando em Desenvolvimento Regional e Urbano; Bacharel em Administração de Empresas; Especialista em Trânsito; Coordenador da CIRETRAN de Cachoeira/BA, MBA em Gestão Pública e Empresarial, Inteligência e Gerenciamento de Projetos; Pós-Graduado em Política e Estratégia e Consultor da FENASDETRAN.

WANDERLEY NUVEM - Bacharel em Direito, Pós Graduado em trânsito, Investigador de acidentes de trânsito e Consultor da FENASDETRAN.

ANTONIO FERNANDO COSTA AZEVEDO - (MAJOR AZEVEDO/PM/BA) Bacharel em Direito, Pós Graduado em trânsito, e Consultor da FENASDETRAN.

ARMENIO SOUZA SANTOS - Médico de Tráfego, Médico Oftalmologista, Autor dos Projetos: Mais Saúde, Mais Vida; Criança com Visão, Futuro na Mão; Vou de Bicicleta; Motorista Feliz, Trânsito Melhor; A Vida em Suas Mãos; integrante da ABRAMET - Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, na Bahia; vice-presidente do CEATV - Comitê de Estudos e Ações para o Trânsito e Vida e Consultor da FENASDETRAN.

FABIO DOS SANTOS VALLE - Graduado em Administração; Pós Graduando em Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho; Sargento da PM/RN, lotado no CPRE - Comando de Policiamento Rodoviário Estadual, atuante na Diretoria de Ensino da Corporação, Instrutor do Curso para Condutores de Veículos de Emergência e da Disciplina de Policiamento de Trânsito, Tutor da Rede EAD-SENASP e do Curso Gestão de Trânsito da FENASDETRAN e Consultor.

MÁRIO CONCEIÇÃO – Presidente da FENASDETRAN e dos Congressos; foi membro da Câmara Temática de Esforço Legal do CONTRAN.

LUIS BRUNO SOBRAL DOS SANTOS – Advogado; Pós-Graduado em Gestão, Educação e Segurança no Trânsito e Consultor da FENASDETRAN.

CÁSSIO HONORATO - Promotor de Justiça – Paraná.

CORONEL PM/PB - PAULO ALMEIDA DA SILVA MARTINS - Comando do BPTRAN/PB - Batalhão de Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário e Bacharel em Segurança Pública e Formação de Oficiais.

ADELANDES ARAUJO - Doutorando em Psicologia Social – Universidad Argentina John F. Kennedy; Mestre em meio Ambiente e Sustentabilidade.